FAQ


Fale Conosco


Trabalhe Conosco


FAQ

Perguntas Mais Frequentes


Neste espaço você encontra as dúvidas mais frequentes na nossa área, mas você sempre pode entrar em contato conosco para maiores informações.

Por que se usina um metal?

O objetivo da usinagem dos metais para todos os produtos é conferir as dimensões às superfícies as mais próximas às especificadas e as quais não poderiam ser obtidas por nenhum outro método. Num bom motor, as superfícies funcionais dos componentes devem apresentar formatos e dimensões definidas para que se ajustem e trabalhem em conjunto de perfeição.

A usinagem dos metais é um método conveniente para fazer uma ou algumas peças de, praticamente, qualquer formato a partir de um tarugo de matéria-prima. Uma grande quantidade de material pode ser removida, se for necessário.

A usinagem dos metais não serve apenas para produzir peças em pequenas quantidades, pode ser facilmente adaptado a uma produção rápida, automática, precisa.


Como se processa a usinagem?

Em todas as operações de usinagem dos metais, uma ferramenta em forma de cunha é forçada através do material para remover cavaco da peça e deixar estas superfícies geometricamente perfeitas.

O tipo de superfície produzida pela operação depende do formato da ferramenta e da trajetória descrita por esta através do material da peça.


Que tipo de trabalho pode ser feito pelo fresamento de metal?

As fresas são feitas de vários diâmetros, comprimentos larguras e número de dentes. Muitos tipos de fresadoras servem em vários meios na indústria. Alguns tipos são melhores para trabalhos gerais, outros são indicados para fabricação repetitiva, e alguns são idealmente dispostos para empregos especiais. A fresadora universal é capaz não somente de fazer fresamento paralelo de superfícies plana e curva como também fazer usinagem de engrenagem e de rosca, furação e madrilagem.


O que é cavaco?

A porção de material da peça, retirada pela ferramenta, caracterizando-se por apresentar forma geométrica irregular.


O que é transportador de cavaco?

Equipamento específico no auxílio da remoção do cavaco instalado nas máquinas operatrizes.


O que é spindle?

O Spindle, também conhecido como eixo árvore, é um dos componentes mais sensíveis e precisos de um centro de usinagem CNC, pois ele é a interface entre a ferramenta, que faz a retirada do material, desbaste ou acabamento de moldes e usinagem de peças em geral, com o motor principal da máquina.


Como é o funcionamento por transmissão mecânica?

O movimento de rotação é transmitido predominantemente por meios mecânicos para economia e segurança.


Como é o funcionamento por transmissão hidráulica?

A transmissão hidráulica é suave e inverte a marcha sem choque. São aplicadas na maioria das mesas alternativas de retificadoras favorecendo ainda um bom acabamento superficial. Além disso, permite uma variação infinita de velocidade e avanço dentro de sua faixa de operação, e o comprimento e a posição do curso são facilmente ajustados, a inversão e aceleração de marcha são mais rápidos.


O que é CNC?

A sigla CNC significa, Comando Numérico Computadorizado. É um equipamento em tecnologia digital com arquitetura similar a de um computador. A chave para a operação de qualquer equipamento deste tipo, é o seu software ou programa. A potencialidade de aplicação de um CNC é enorme. A dimensão desta potencialidade só é limitada pela sua programação.


Quais diferenças fundamentais dos comandos existentes?

Existe hoje uma variedade de comandos numéricos disponíveis no mercado como Fanuc, Mitsubishi, Siemens, Heidenhain e Fagor. Surgiram também muitos fabricantes de comandos numéricos baseados em plataforma PC (computador pessoal).

Praticamente todos os grandes fabricantes tem excelentes recursos para todas as necessidades, de telas coloridas, a compensação eletrônica de erros mecânicos e usinagem em high speed. Fabricantes de máquinas costumam se permitir a trabalhar com apenas uma ou duas marcas de comando numérico que suprem todas as suas necessidades. Concentrar o número de comandos numéricos é essencial para o fabricante de máquina, que também ajuda no poder de barganha e negociação junto a estes fornecedores.

Provavelmente ao escolher o fabricante, você estará limitando as suas opções de comando numérico. A versão standard do comando numérico sofre uma variação grande dependendo do fabricante, porém quase sempre é possível customizá-lo para seu negócio.


As injetoras elétricas vieram para ficar?

Injetoras elétricas de termoplásticos vieram para ficar. No Japão, o número de injetoras elétricas vendidas anualmente já supera as injetoras que usam óleo, ou hidráulicas.

Injetoras elétricas consomem menos energia que as hidráulicas, e são acionados por econômicos servo motores. Como não usam óleo são vistos como menos poluentes e agressores do meio ambiente. Servo motores conseguem precisões excelentes, e são usados em máquinas precisas como centros de usinagem ou tornos. Dão portanto a injetora repetibilidades e precisões nas peças injetadas dificilmente igualadas por máquinas hidráulicas.


As máquinas laser vão substituir a puncionadeiras?

As puncionadeiras surgiram antes das máquinas laser e roubaram algumas aplicações que eram feitas em prensas. Puncionadeiras se mostraram mais flexíveis que prensas, podendo rapidamente cortar a chapa no formato desejado e sem a necessidade de construção de um estampo.

Máquinas a laser tiveram uma acentuada evolução tecnológica no começo do novo milênio, passando a fazer muitos serviços mais rapidamente que as puncionadeiras.

Especialistas acham que máquinas a laser vão continuar tirando mercado de puncionadeiras, à medida que a evolução tecnológica continua a largos passos. Porém hoje parece difícil o laser igualar o baixo investimento inicial e custos operacionais de uma puncionadeira que também são capazes de fazer operações como rosca e dobras.


Quando a máquina de plasma é a melhor opção?

Máquinas a plasma usam materiais super aquecidos enquanto máquinas a laser usam a própria radiação laser para corte da chapa.

Hoje o laser tem qualidade superior no corte e altas velocidades. O plasma de alta definição consegue chegar a qualidade próxima ao laser mas com um investimento inicial menor, assim como custo menor por hora. Para quem não exige acabamento de um laser e nem altas velocidades de corte, o plasma constitui uma boa opção. Além disto o plasma é capaz hoje de cortar chapas mais grossas.


Quando escolher linear ou prismática?

As máquinas de usinagem costumam ter dois sistemas de contato entre as áreas móveis e o corpo da máquina. Mesas e torres se movimentam no corpo da máquina sobre guias lineares ou prismáticas.

No sistema de guias prismáticas, a parte móvel desliza diretamente em cima do fundido da máquina que é usinado, retificado, às vezes rasqueteado para se tornar o mais liso possível, e lubrificado com óleo. O sistema de guias lineares é similar a um carrinho com rodas que desliza por cima de um trilho.

Assim, é de se esperar que o atrito da guia linear seja inferior ao da guia prismática. Portanto menos esforço é necessário para movimentar a parte móvel. Também a manutenção das guias lineares é mais simples, basta se trocar os componentes com desgaste. A grande vantagem de guias prismáticas é a maior área de contato entre a parte móvel e o corpo da máquina, permitindo estabilidade mesmo em altos arranques de material. Em síntese, para aplicações com elevado arranque de material ou condições extremas de usinagem, a guia prismática é geralmente aconselhada.


Quais os tipos de transmissão de potência das máquinas operatrizes?

São dois tipos gerais de transmissões de potência que permitem as rotações e os avanços desejados nas máquinas operatrizes: Mecânica ou Hidráulica.


Qual a diferença de uma máquina bed type e um Centro de Usinagem?

Em português, bed significa cama, o que lembra um superfície longa mais relativamente estreita. As máquinas bed type tem como característica marcante mesas longas e estreitas, esta última limitação é gerada pela característica construtiva de máquinas tipo “C”.

Além da característica da mesa, bed type costumam ter menos recursos que centros de usinagem. Trocadores de ferramenta, carenagens completas e contato direto do servo motor ao fuso são tipicamente inexistentes na máquina bed type.

 
    Translate to: